<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 26, 2006

Mário Cesariny (1923 - 2006)
Pastelaria


(versão 2165a - série "artes")



Afinal o que importa não é a literatura nem a crítica de arte nem a câmara escura
Afinal o que
importa não é bem o negócio
nem o ter dinheiro ao lado de ter horas de ócio
Afinal o que
importa não é ser novo e galante
- ele há tanta maneira de compor uma estante
Afinal o que
importa é não ter medo: fechar os olhos frente ao precipício

e cair verticalmente no vício
Não
é verdade rapaz? E amanhã há bola
antes de haver cinema madame blanche e parola
Que afinal
o que importa não é haver gente com fome
porque assim como assim ainda há muita gente que come
Que afinal
o que importa é não ter medo
de chamar o gerente e dizer muito alto ao pé de muita gente:
Gerente! Este leite está azedo!
Que afinal
o que importa é pôr ao alto a gola do peludo
à saída da pastelaria, e lá fora – ah, lá fora!
– rir de tudo
No riso admirável
de quem sabe e gosta
ter lavados e muitos dentes brancos à mostra

Comentários:

terça-feira, novembro 21, 2006

Joe Orton
Apanhados no Divã


(versão 2159b - série "artes")



Quando a ociosidade faz cócegas na língua (pensamento rememorado de 1992 a reboque do Teatro da Cornucópia)


“Acho que acredito no Pecado Original. As pessoas são profundamente más, mas infinitamente cómicas.”

Comentários:

sábado, novembro 18, 2006

Joe Orton
Loot (O Saque)


(versão 2150a - série "artes")


(1 de Janeiro de 1933 - 9 de Agosto de 1967)

“Sou da sarjeta e não te esqueças disso, porque eu também não.”


Quando a ociosidade faz cócegas na língua (pensamento visto? no TNSJ do Porto encenado por Ricardo Pais. Pois.) e o euromihões nada quer comigo.

Aqui lembro-me d'O Saque de Joe Orton:

"Gostava de montar um bordel. Um bordel de 2 estrelas. E se o negócio crescesse, avançava para um bordel de 3 estrelas. Havia de lá ter uma preta. Não concordo com a barreira da cor. E uma tipa finlandesa. Punha-as a chonar juntas. Para realçar o contraste.

E havia de ter 2 irlandesas. Uma católica decente. E uma protestante. E havia de fazer com que os protestantes escolhessem as católicas. E os católicos as protestantes. Para lhes ensinar como vive a outra metade. Havia de ter uma tipa loira com o cabelo pintado de escuro. E uma tipa morena com o cabelo pintado de louro. E uma anã. E uma tipa alta de mamas grandes."

[...]
"Havia de lhe chamar Consummatum Est. E havia de ser a casa de má-fama mais famosa de toda a Inglaterra."

[...]
"E punha no anúncio: Recomendado pela Casa Real. Como vem na compota."

Comentários:

sábado, novembro 11, 2006

Luigi Pirandello
La Sagra del Signore della Nave


(versão 2136a - série "artes")

Quando a ociosidade faz cócegas na língua (pensamento visto? no TECA... dado a ver pelo Teatro di Roma... no Porto )

“La Sagra del Signore della Nave é para um público de estômago forte. É uma representação enérgica, ou melhor, violenta e garrida, daquilo que a bestialidade humana tem em si de trágico, coisa a que os animais por sorte escapam.”
Luigi Pirandello




"Alegoria sobre a bestialidade, ou investigação sobre a dignidade humana, curiosamente escrita em 1925 para a abertura do Teatro d’Arte di Roma, cuja criação serviu como uma espécie de recompensa pela sua adesão formal, um ano antes, ao Partido Fascista Italiano, La Sagra del Signore della Nave é um dos textos menos visitados de Luigi Pirandello. Vincenzo Pirrotta, um dos mais destacados jovens encenadores italianos, procura na sua habitual pesquisa sobre a expressividade mediterrânica – com a dança, a música, o canto ou a palavra recitada que a caracterizam – um equivalente a este mundo excessivo em que os porcos e os homens se confundem."




"La Sagra del Signore della Nave é um texto que há muito perseguia, isto porque sempre me senti fascinado pela sua atmosfera sacra, e também porque queria trabalhar o grotesco pirandelliano, conduzindo-o ao excesso. Graças ao grotesco, precisamente, posso mergulhar mais a fundo na alma das pessoas e das personagens. Sobretudo num texto onde existe um tão forte contraste entre pecado e espiritualidade, entre uma atmosfera de festa popular e a aparição final do Cristo ensanguentado".
Vincenzo Pirrotta




(textos desemprestados do site do TNSJ)

Comentários:

quinta-feira, novembro 09, 2006

Andres Serrano


(versão 2133d - série "arte")
Resquícios da ociosidade estival... cócegas na língua em pensamento (de Barcelona para Vitória)



Piss Christ (1987)

Comentários:

segunda-feira, novembro 06, 2006

Henry Moore


(versão 2130c - série "arte")
Resquícios da ociosidade estival... cócegas na língua em pensamento.



Seated Figures (litografia de 1957)

Comentários:

sábado, novembro 04, 2006

Henry Moore


(versão 2125b - série "arte")

Resquícios da ociosidade estival... cócegas na língua em pensamento.



Three Standing Figures (1953)

Comentários:

quarta-feira, novembro 01, 2006

Henry Moore


(versão 2120a - série "arte")

Resquícios da ociosidade estival... cócegas na língua em pensamento.



Two Reclining Figures (1961-62)

Comentários:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?